Na virada do século, mudanças estruturais no modelo de Estado e de Administração Pública vêm sendo discutidas. Fala-se em nova Administração Pública, Estado Gerencial, em contra-ponto ao modelo anterior burocrático e pouco eficiente.
No âmbito das contratações públicas, o novo século também é de mudanças: um pouco atrasadas em relação ao mercado privado, mas bastante velozes a fim de acompanhar o "tempo perdido".
Não se fala em outra coisa: a transformação digital chegou às contratações públicas. A novidade veio recheada de expressões alienígenas: machine learning, big data, marketplace, blockchain, service design.
Mas o que é cada uma dessas ferramentas e para que se prestam? O que já está disponível e o quanto já conhecemos delas? Como serão as contratações no setor público nos próximos anos? Quais os desafios, as vantagens e as distopias dos novos modelos e do que ainda vem por aí?
Essas são algumas perguntas que gostaríamos de trazer para começarmos o nosso blog com algumas reflexões.
Poste aqui seus comentários, suas ideias e seus anseios sobre o novo mundo da transformação digital e o futuro das contratações públicas.